domingo, 1 de agosto de 2010

Stations

A desmontagem da forma e função como porta para uma nova dimensão perceptiva.

Gabriel Colaço expõe-nos a uma reavaliação configuracional e pragmática das estruturas. O seu seccionamento, a recomposição das partes e a recriação cromática das superfícies provocam o sequestro contextual e utilitário originais para o ganho de uma nova percepção.
Como se de um ensaio de Gestaltismo se tratasse, o observador é estimulado a percorrer a psicologia intrínseca a este processo artístico. Assim Gabriel serve-se da desconstrução da figura para pôr em evidência os elementos adormecidos que pela rigidez do todo interditavam o observador da sua particular intelecção, nomeadamente os detalhes arquitectónicos que pelo seccionamento são postos em evidencia e enfatizados pelos jogos de cor, luz e sombra. Esta linha de visão propaga-se na exploração das instalações.

Dois pólos opostos podem ser extraídos atendendo ao ponto de vista tomado pelo observador sobre estas manobras de percepção, pois se por um lado os modelos ganham uma nova dimensão conceptual e estética nestas metamorfoses inesperadas da forma e função, por outro podem ser tomados como uma agressão cirúrgica a elementos fixos e impassíveis de posterior alteração como estruturas de uso quotidiano determinado, não lhes sendo reconhecido por esta via a aquisição de uma nova estética e libertação do seu espartilhamento conceptual original.

_____________________________________________________________________________________

Stations

The deconstruction of shape and function as a door to a new perceptive dimension.

In this work outcome called “Stations”, Gabriel Colaço exposes us to a re-evaluation of shape and practical use of structures. Through slicing, rearranging the elements and reendowing them with striking new colours, the common context and utility are undermined to give ways to a renewed perception.
As if in a test to the Gestalt theory, the observer is stimulated to perambulate the inherent psychology of this artistic procedure. Gabriel slices apart the whole to expose its underlying features which otherwise due to the blunt assumption of things as a unit avert the observer from their intellection, namely the architectural details that are brought to evidence and emphasised by the games of colour, light and shadow. This line of vision continues to be explored in the installations.

The bystander can extract two contrasting points of view out of these perception manoeuvres, if by one hand the models gain new aesthetics and concept dimension thanks to these unexpected shape and function metamorphosis, by the other it can be taken as a meticulous aggression to the order imposed by a concept that has captivated our imaginations and ways of seeing things therefore not allowed to be released from their surface concept corset.

Carla Colaço