domingo, 1 de agosto de 2010

VISUALIZE ME

Vivemos cercados por uma efervescência de publicidades a bens e serviços concebidas para minar a nossa hierarquia de necessidades e conotar o supérfluo como indispensável. Somos todos seres semióticos, involuntários receptores em contínuo num universo visual populado por reclames, cartazes e néons com imagens, logótipos e slogans, argutos estímulos ao consumo, concebidos pela máquina publicitária através da sua “arte dos sinais” capaz de reprogramar as nossas mentes e induzir os nossos desejos.
Este é o jogo da dupla face dos sistemas simbólicos da humanidade, concretamente no espaço dos signos publicitários sobre os quais Gabriel Colaço faz uma incursão
temática.
Verdadeiros ícones das culturas consumistas que são as propagandas em néons publicitários, surgem desapropriadas pelo artista da sua concepção alvo. Segmentadas e desorganizadas, o seu poder de apelo ao consumo é anulado.
Através deste jogo visual, o espectador tanto pode usufruir de uma perspectiva de libertação, como pode manter o seu hábito ao meio e reconstruir o objecto artístico. A escolha ocorre subliminarmente.
Estamos perante uma marca de combustível em promoção? Uma casa de hambúrgueres? Um Hotel, um café ou uma estação de serviço?
Porque precisamos saber do que se trata?
Vivemos condicionados pelos estímulos que nos rodeiam e reflexamente não nos urge fazer esforço para nos libertarmos.
O conjunto de obras que compõem VISUALIZE ME, detêm um interessante objecto artístico que desencadeia uma dialéctica entre o óbvio e o subliminar simbólico das culturas habituadas ao consumo massificado.

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Visualize me

We live surrounded by a myriad of advertising of goods and services, Designed to destroy our hierarchy of needs and turn the superfluous into indispensable. We are semiotic beings, continuous and involuntary receivers in the universe filled with adverts, posters and neon lights with images, logos and slogans. These stimulations to consuming are designed by the advertising machine using its “art of signs” wishes.
This is a double face game of the mankind symbolic systems namely in the field of advertising signs, which is the theme chosen by Gabriel Colaço.
True icons of consumer cultures that are promoted in the neon lights of advertising, the messages are stripped of its target conception by the artist. The appealing power of this segmented and disorganized advertising is thus nullified.
Through this visual game, the viewer can benefit from a liberation perspective or he may keep his usual environment and rebuilt the artistic object. The choice occurs in a subliminal way.
Is it a fuel brand promotion, a hamburger shop, a hotel, a café or a gas station?
Why do we need to know what`s it all about?
Our Lives are conditioned by the stimuli that surround us, and as a reflex we do not make any effort to set us free.
The set of works called “VISUALIZE ME” has as interesting artistic object that triggers a dialog between the obvious and the subliminal symbols of cultures accustomed to the massive consuming.

Carla Colaço